segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dia dos Namorados com a trilha sonora perfeita




Em geral, não gosto muito de datas comemorativas por causa de todo consumismo que envolve e as repetitivas propagandas para forçar vendas de produtos, e porque não faço questão, sou meio largado para essas coisas... Pois bem, estamos próximos do dia dos Namorados, posso economizar minha grana, pois, estou solteiro, e nem tenho tempo para ficar me dedicando a ninguém. Pois minha contribuição para os leitores será a respeito da trilha sonora do dia, chega de ouvir aquelas músicas melosas e chata, estou postando algumas sugestões para tornar a data inesquecível:


“Just Like Heaven”
Quem:The Cure
Por quê: Declaração de amor das mais pungentes. Brinca com a sensualidade das palavras e a doçura típica da persona construída por Robert Smith, que diz ter “sonhado com todas as maneiras diferentes de fazê-la brilhar” e termina com um fulminante “você é como o paraíso”.

“Drain You”
Quem: Nirvana
Por quê: Nada pode parar este amor apaixonado e desesperadamente carnal. Nem mesmo o fato de um organismo absorver o que vem do outro – mesmo que seja comida mastigada ou urina.


“The Wrong Girl”
Quem: Belle & Sebastian
Por quê: Stevie Jackson assume que “finalmente encontrou um amor verdadeiro, ainda que pela “garota errada”. A poética dos escoceses sugere um amor quase proibido: “The wrong girl/ The wrong kind/ The wrong hand to be holding/ The wrong eyes to go searching behind/ The wrong dream to have on my mind”


“Iris”
Quem: Goo Goo Dolls
Por quê: No filme, um anjo perde as asas porque não poderia suportar amar sem poder tocar ou ser visto pela amada. No videoclipe, o vocalista John Rzeznik se coloca na posição de flaneur, observando todos sem interferir nas ações. No refrão, o Goo Goo Dolls arrasa os corações: “Eu não quero que o mundo me veja/ Porque acho que não iriam me entender/ Quando tudo é feito para ser quebrado/ Eu só quero que você conheça quem sou eu”.


“Bizarre Love Triangle”
Quem: New Order
Por quê: Umas das mais belas letras já escritas sobre desencontros e desilusões amorosas. “Toda vez que que vejo você se apaixonar/ Eu me ajoelho e rezo/ Fico esperando por aquele momento/ Que você diga as palavras que eu não posso dizer”, lamenta-se Bernand Sumner no refrão.


“Beautiful”.
Quem: Smashing Pumpkins
Por quê: Enquanto a banda faz bastante barulho no primeiro disco, Billy Corgan reserva para a metade final deste álbum duplo canções mais românticas. Para contrastar com toda a simbologia da obra, barroca ao extremo no projeto gráfico e em varias de suas letras, o vocalista deixa de lado as grandiloqüências e se derrete sem rodeios: “Bela, você é bela, tão bela quanto o céu/ Maravilhosa, é maravilhoso saber que você é assim como eu/ (...) Nunca se esqueça de me chamar, a qualquer instante/ Eu estarei bem aqui esperando por você/ Estarei sob suas estrelas para sempre/ Nem lá nem cá, apenas bem ao seu lado”.


“Killing Moon”
Quem: Echo & The Bunnymen
Por quê: Dilacerante canção de amor na qual Ian McCulloch lamenta a vitória do destino e do tempo sobre o desejo.


“Sometimes Always”
Quem: Jesus & Mary Chain e Hope Sandoval
Por quê: Ele se arrependeu dos erros do passado e pede para voltar. Ela, magoada, reluta no início mas acaba cedendo no final. Os diálogos protagonizados por William Reid e sua namorada Hope são o momento mais romântico da carreira do Jesus & Mary Chain.

“All Is Full Of Love”
Quem: Björk
Por quê: Sobre uma base esquisita, a islandesa dá conselhos para acreditar no amor, mesmo que a pessoa que o procure não esteja sintonizada na mesma freqüência receptora. Visão otimista para quem passa sozinho o Dia dos Namorados.

“Heroes”
Quem: David Bowie
Por quê: Cantar o amor em tempos de guerra já é um feito heróico. Bowie foi além. Enquanto exilou-se na Alemanha no final dos anos 70, compôs este hino sobre um casal que consegue enxergar sinais positivos mesmo confinado pela frieza calculista do muro de Berlim.


“Everybody Hurts”
Quem: REM
Por quê: Clássica canção sobre desilusão amorosa. Em arranjo tocante, que no decorrer da gravação vai crescendo em emoção e nuances sonoras até voltar ao ponto de partida, Michael Stipe afirma que todo mundo magoa e todo mundo chora. Fossa garantida para quem ainda não se acostumou à idéia de perder um amor. Pode ser entendida também em relação ao suicídio.


“Well I Wonder”
Quem:The Smiths
Por quê: “Bem, eu queria saber/ Você me ouve quando vai dormir/ (...) Você me vê quando passamos?”... Morrissey querendo chamar a atenção da pessoa amada emociona até uma pedra. “Por favor me mantenha em seus pensamentos”, ele pede desesperadamente. Minha preferida!


“In Love With a Thug”
Quem: Snoop Dogg
Por quê: Snoop canta o amor de uma garota “de família” por um gangsta, contando já no início: “Esta é uma canção de amor gangsta, entende? (Ela estava apaixonada por um bandido!)”.

“I Know Very Well How I Got My Name”
Quem: Morrissey
Por quê: Este obscuro lado B tem linda melodia e é uma das maiores canções de amor de Morrissey (“Você acha que você foi meu primeiro amor mas está enganada/ Você foi o único/ Que veio e foi embora”).


“Friday I'm In Love”
Quem: Cure
Por quê: Robert Smith canta o seu amor nos dias da semana. Canção extraordinariamente luminosa.


“The Scientist”
Quem: Coldplay
Por quê: É difiícil emplacar uma balada romântica atrás da outra. O Coldplay conseguiu. Nesta, Chris Martin traça paralelos entre o amor (a emoção) e a ciência (a razão) para tentar explicar um amor que ainda não deu tão certo assim, apesar de todas as tentativas anteriores. A frase “Ninguém disse que seria fácil”, que inicia o refrão, entrou para a história como uma das linhas mais pungentes da música pop.

“Love Will Tear Us Apart”
Quem: Joy Division
Por quê: Pequenas ambições, grande rotina. “Isso é algo tão bom/ Será que só nós não funcionamos mais?”, pergunta Ian Curtis, antes de declarar taxativamente que “o amor vai nos separar”. Angústia e tormento em altos graus.

E chega, né? Se não o leitor pode esquecer de namorar pra ficar curtindo as músicas...

"A verdade está lá fora, comprando presentes para o dia 12 de junho"...




2 comentários:

  1. Já estou baixando algumas! Adorei as sugestões! \o/

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança o David Bowie, o camaleão do rock, "Heroes" é uma boa pedida, lembro " Ashes to ashes", boa também !

    Quanto ao mercantilismo da data, concordo plenamente contigo.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir