quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bicicleta como transporte alternativo e qualidade de vida




Esse é um assunto do qual gosto de falar: O uso da Bicicleta, como transporte alternativo ou mesmo para prática de atividade física regular. Nem vou enumerar as vantagens de manter a forma e alimentar adequadamente porque é a base para qualidade de vida, e todos tem pelo menos uma noção dessa necessidade. Quando tenho a sorte de trabalhar mais próximo da minha residência, não penso duas vezes: Vou de bicicleta, pois além de ficar livre do stress diário do transporte coletivo, aproveito para manter minhas atividades físicas em dia. Não tenho tempo e nem paciência para frequentar academia regularmente, e com as pedaladas mantenho meu peso correto e ainda intercalo sessões de abdominais e flexão de braço para complementar, mas isso vai da necessidade de cada um, posso assegurar que estou bastante satisfeito com meu corpo e condição física. Concordo que faltam ciclovias e também caráter e respeito no trânsito, é quase uma aventura sair sobre duas rodas todos os dias, mas isso não me desanima. Chego suado no trabalho, mas saio de casa mais cedo para dar tempo de tomar uma ducha antes de iniciar minha jornada. E vejo todos os dias uma infinidade de motoristas xingando dentro do carro, discutindo por causa do trânsito lento, ou por causa de uma fechada, perdendo tempo parados em semáforos, e lá vou eu com minha magrela. Vergonha? Jamais! Carro no Brasil é sinônimo de status, mas não ligo! Não preciso mostrar pra ninguém que sou bem sucedido dentro de um veículo, sei muito bem das minhas virtudes e limitações e sou feliz desse jeito. E o cansaço? Quando acostumamos nosso corpo com qualquer atividade física, adquirimos resistência, com o passar do tempo não sentimos esse incômodo. Infelizmente não existe incentivo dessa cultura de fazer uso da bicicleta em nosso país, Amsterdã e Pequim são exemplos de como esse transporte alternativo pode melhorar o trânsito de uma cidade. Deixo claro que não sou contra o automóvel, e sim contra o uso irracional, como por exemplo, a necessidade de ir à padaria da esquina de carro. Bom, chega por hoje, sou acusado de ser ativista em pró da bicicleta, mas recomendo para qualquer idade e sexo, os benefícios são visíveis em pouco tempo. Experimente!


"A verdade está lá fora, parada em algum sinal"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário